O TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO E A UBER: ANÁLISE DAS DECISÕES ENVOLVENDO PEDIDO DE VÍNCULO DE EMPREGO DE MOTORISTA DE APLICATIVO
Resumo
Hodiernamente, estamos inequivocadamente na Quarta Revolução Industrial, na qual há uma combinação das tecnologias ainda mais avançadas, as quais possuem a capacidade de aprimorar a indústria, aumentar a produtividade, reduzir os custos, além de dar maior eficiência no uso de recursos e controle de qualidade. Trata-se, em outras palavras, do chamado trabalho 4.0 que acarreta diariamente novidades em todos os campos da economia.
Nesse contexto, com o uso da internet e do algoritmo da inteligência artificial do sistema surge o trabalho em plataformas digitais como Uber, Rappi etc, sendo certo que aqueles subordinam os fatores para a produção contemporânea. Tal forma de trabalho vem sendo caracterizada por uma moderna modalidade de serviço, que vem sendo chamada de economia "sob demanda", que se refere a um tipo de negócio no qual as novas tecnologias na Internet vem permitindo que as que as plataformas virtuais disponham de grandes grupos de prestadores de serviços, os quais ficam à espera de uma solicitação de serviço de um consumidor.